terça-feira, 12 de abril de 2011

O USO DA ÁGUA

ESTADO DE MINAS
(Exterior)
Segunda feira, 20 de março de 2000
Pág. 8

ONG’S – Organizações não governamentais querem rediscutir a questão da água

Haia – As duas mega organizações ambientalistas União Internacional para Conservação da natureza (IUCN) e Fundo Mundial para a Natureza (WWF) querem mais atenção para os ecossistemas nas discussões do Fórum Mundial da Água,  que está sendo realizado em Haia, na Holanda, até Quarta feira. Ambas criticam a excessiva ênfase na redistribuição dos usos da água entre indústrias, agricultura e para o abastecimento de populações humanas, sem a necessária atenção para a origem da água, que depende da saúde do ecossistema que reciclam e garantem tanto a qualidade como a quantidade do estoque de água do planeta.
                “Nossos próprios  corpos e a superfície da Terra são constituídos de mais de 70% de água. Nem nós nem o planeta sobrevivemos sem ela”, discursou a rainha Noor Al Hussein, viúva do rei Hussein da Jordânia e patrona da IUCN. No Oriente Médio, a escassez de água já causa instabilidades políticas e a perpectiva de intensificação de guerras por este motivo não é desprezivel. Na Jordânia, cada habitante tem acesso a cerca de 85 litros de água por dia, enquanto os americanos utilizam 600 litros, Israel, Jordânia e os Palestinos, juntos, demandam 3,2 bilhões de metros cúbicos de água, mas a média das chuvas anuais na região não supera 2,5 bilhões de metros cúbicos. Os 700 milhões restantes são retirados de reservas subterrâneas, sem condições de renovação.
                “A água não pode ser vista apenas como uma commodity industrial, sem que se questione sua origem ou pense na proteção dos mananciais”, disse Claude Martin, presidente do WWF. “Não se pode simplesmente dividir a água entre os diferentes usos humanos e esquecer que a natureza depende igualmente dela e que a proteção aos ecossistemas é fundamental”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.